quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Petição Desperdício Alimentar

Petição Desperdício Alimentar

Normalmente sou céptica no que respeita a petições. Não é que não seja sensível a muitos dos assuntos que os seus subscritores colocam mas, apenas, porque não acredito, de todo, que as mesmas cheguem a quem de direito e com "divisas" suficientes para dar seguimento às preocupações do mais simples mortal.
No entanto, esta é uma preocupação ao qual sou, definitivamente, sensível. Preocupa-me, não só o desperdício alimentar das cantinas e restaurantes mas, mais do que isso, o desperdício alimentar nas nossas casas.
Não conhecemos fronteiras em matéria de desperdícios. Nem mesmo os tempos difíceis, as crises económicas e outras que tais, nos fazem acordar para esta verdadeira calamidade e falta de civismo.
Desperdiçamos e fazêmo-lo com nota máxima.
Não me vou arvorar em "salvadora da pátria" até porque acredito piamente que a salvação só depende de nós, do nosso empenho, da nossa corgaem e determinação em mudarmos. Não falo em mudar os outros mas mudarmo-nos; sair da nossa zona de conforto e confrontarmo-nos com os nossos hábitos de exagero e desperdício.
Atravessamos uma época de decisões, que são decisões drásticas. Porque não começamos por tentar eliminar o desperdício em nossas casas? Não apenas o desperdício alimentar mas todo o desperdício que nos vai consumindo, desgastando e que nem sequer nos deixa felizes.

Sem comentários: